Monday 21 January 2008

Curso de Pós-Graduação em Psicogerontologia (3ª Edição)

Curso de Pós-Graduação em Psicogerontologia (3ª Edição)

Entidade: CESPU

Data: 15/02/2008

As aulas decorrerão às sextas, das 16h00 às 20h00, excepto nos módulos 1, 4, 6, 7 e 8, que será das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (quinzenalmente).

Local: Gandra - CESPU

Destinatários: Psicologia, Medicina, Enfermagem, Assistência Social, Sociologia, Antropologia, Animação Sócio-cultural e outras áreas das Ciências da Saúde

A CESPU-Formação vai realizar, no campus universitário de Gandra, um Curso de Pós-Graduação em Psicogerontologia, entre os próximos meses de Fevereiro e Julho de 2008.

A Pós-graduação em Psicogerontologia, visa ministrar conhecimentos teóricos e práticos nesta área específica, tendo como principal objectivo a qualificação dos profissionais de saúde que trabalham com idosos, e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

Objectivos Específicos

- Promover um conhecimento das alterações biopsicossociais decorrentes de um processo normativo e patológico de envelhecimento; - Compreender as influências individuais e contextuais no processo de envelhecimento cognitivo; - Destrinçar os vários tipos de demências; - Ministrar conhecimentos que permitam realizar eficazmente avaliações psicológicas neste contexto de trabalho; - Identificar os transtornos psicopatológicos mais frequentes na terceira idade; - Proporcionar conhecimentos acerca das várias abordagens psicoterapêuticas na terceira idade; - Compreender o papel do profissional de saúde na promoção da qualidade de vida dos idosos. - Conceber o papel da prestação de cuidados na terceira idade e suas consequências biopsicossociais. - Identificar situações de maus-tratos.

Coordenadores:
Profa. Doutora Maria Emilia AreiasProfa. Doutora Carmén TriadóProfa. Doutora Manuela Leite

+ info: www.saudeagenda.com

No comments: